quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Gestão da cultura foi tema central do 4º Café com RH





A quarta e última edição de 2012 do Café com RH aconteceu na manhã de hoje, 30 de outubro, com uma novidade: a plateia – formada pelos principais executivos de recursos humanos do país – decidiu o tema da conversa em uma votação ao vivo, durante o evento. Das três opções disponíveis para a eleição*, a mais votada tocou na pergunta “Gestão da cultura ou gestão do clima organizacional?”.

Após a decisão da maioria, Cláudio Garcia, presidente da LHH/DBM e palestrante convidado, conduziu uma conversa bastante interativa com os executivos e propôs uma enquete para introduzir o debate (confira o resultado geral ao fim da matéria). Quando questionados sobre o que é mais fundamental para garantir o sucesso longevo e sustentável de uma empresa, 58% dos 34 profissionais de RH convidados apontaram o item valores coesos. Uma escolha que demonstrou a importância do trabalho de gestão de cultura para a área de recursos humanos.

Conforme a definição de Cláudio, clima organizacional é, de certa forma, o humor da companhia. Esse indicador dá uma ideia de como a empresa está, e não como ela é. Já a cultura pode ser entendida como a personalidade da corporação, ou, em outras palavras, o que de fato determina o sucesso ou insucesso do negócio, conforme definiu Américo Figueiredo, vice-presidente de recursos humanos da Nextel, durante sua participação no café.

Trabalhar a essência da empresa e, por vezes, tentar mudá-la, não é tarefa fácil, porém necessária. Por isso, a plateia levantou questionamentos sobre a gestão da mudança, o que é e não é imutável e que de fato significa coesão. Muitas respostas partiram dos próprios convidados, que compartilharam seus cases de gestão de cultura.

Francisco Fortes, diretor de recursos humanos da Gerdau, foi um dos integrantes da plateia que concordou com opinião de que os valores precisam ser revistos pelas organizações de tempos em tempos. A falta de revisão pode prender a empresa numa realidade ultrapassada, tornando seus valores incompatíveis com o mundo e principalmente com os indivíduos. “A cultura ideal é um target móvel”, disse Alessandra Ginante, vice-presidente de recursos humanos da Philips do Brasil.

Já Aloísio Fonseca, VP de RH da Tetra Park, disse que os valores coesos são aqueles que ajudam a companhia nas boas e más fases do negócio. Eles emergem diante de uma situação de crise e, por isso, podem ser os itens mais essenciais da cultura.

Confira o resultado completo da enquete:

O que é mais fundamental para garantir o sucesso longevo e sustentável de uma empresa?

Valores coesos – 58%

Liderança inspiradora – 19%

Ambiente de trabalho – 12%

Bom posicionamento de mercado de sua oferta – 8%

Práticas de gestão moderna – 4%



As opções de temas para o debate:

- Liderança: como garantir a sustentabilidade das relações?

- Gestão da cultura ou gestão do clima organizacional?

- O que é e como medir talento adequadamente?



O Café com RH é um evento promovido pela Editora Abril, que reúne profissionais de recursos humanos para discutir temas relevantes à área. O encontro é fechado, destinado aos seus convidados (os principais executivos de RH de grandes empresas no Brasil).


Fonte: Revista Você RH

Nenhum comentário:

Postar um comentário