sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O que Silvio Santos ainda tem a ensinar sobre sucesso

Mensagem do apresentador na comemoração dos 30 anos do SBT destaca importância do papel do líder na sucessão familiar

Na comemoração dos 30 anos do SBT, o fundador da rede, Silvio Santos, falou sobre aspectos importantes do seu negócio ao longo desses anos. O empresário relatou a trajetória da empresa, sua história de vida e a mentalidade empreendedora que o fez passar de camelô a banqueiro.

Segundo o empresário, o sucesso de um negócio depende da atitude adotada pelo fundador. "Se você não sonhar alto, se você administrar bem a sua empresa, com os pés no chão, não se preocupando nem com o primeiro colocado, nem com o segundo, nem com o último colocado, se você fizer aquilo que a sua intuição manda, e usar o bom senso, deixando de lado a vaidade, você tem todas as possibilidades de conseguir o seu objetivo", afirmou.

Na ocasião, Silvio Santos também destacou o papel da perseverança e da luta pelos objetivos, além da importância que as dificuldades e os desafios representam para o aprendizado. "Só não consegue o seu objetivo (...) quem acredita que as coisas são fáceis", declarou. "Todas as coisas são difíceis, todas as coisas têm que ser lutadas. Quando você consegue uma coisa fácil, desconfie. Porque ela não é tão fácil quanto parece".

Para o especialista em empresas familiares, Domingos Ricca, a história do fundador, e um dos ícones mais populares da televisão brasileira, é marcada pelos princípios fundamentais na personalidade de um líder. "Silvio Santos possui o que chamo dos quatro pilares do fundador, que são: Palavra/Credibilidade, Perseverança, Carisma/Liderança e Cultura", explica o consultor.

Transferir essas características às próximas gerações é o ponto chave para a perpetuação da empresa familiar. Geralmente, a imagem que a própria organização apresenta frente ao mercado está diretamente relacionada à personalidade do fundador.

"Para dar continuidade a essa imagem, o sucessor deve compreender a importância da cultura e dos valores implantados na empresa", assinalou Ricca.

Além disso, a proximidade do fundador auxilia a segunda geração na adoção de sua postura empresarial, já consolidada no mercado. O carisma e a liderança, fortemente presentes na figura do apresentador Silvio Santos, por exemplo, não serão transferidas, mas sim conquistadas pelos sucessores no convívio com o patriarca.

A palavra, a credibilidade, a perseverança, a liderança e o carisma foram os pilares de apoio na formação do negócio, formando a cultura empresarial. "Compreender e incorporar essa cultura, principalmente por meio das atitudes adotadas pelo fundador frente aos sucessos e insucessos, permite a perpetuação de um modelo de gestão empresarial", afirmou Ricca.


Fonte: www.administradores.com.br

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