quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O impacto de nossas ações no valor de nossas empresas


Você sabe qual é a estratégia de sua empresa para os próximos anos, conhece as metas que foram definidas e como isso impacta em sua rotina?



Você já ouviu falar do efeito borboleta? Segundo a teoria, o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo.

Trouxe essa introdução para o artigo, pois o que vamos falar aqui são os efeitos que nossas ações podem gerar nos resultados das empresas que trabalhamos ou dirigimos.

Você sabe qual é a estratégia de sua empresa para os próximos anos, conhece as metas que foram definidas e como isso impacta em sua rotina?

Se sua resposta foi não, saiba que você pode ser a borboleta mencionada neste texto e gerar grandes impactos negativos no ambiente (empresa) que você está inserido.

Recentemente uma grande empresa do varejo eletrônico teve uma forte queda no valor de suas ações. Segundo o texto, isso é reflexo do receio que o mercado tem com a capacidade operacional e logística desta empresa em entregar as mercadorias no natal. Ela possui um grande volume de entregas, a malha logística brasileira é complexa e o número de concorrentes diretos ou não continuam a crescer ano após ano.

Não me atrevo aqui a dizer que a empresa não conhece suas metas ou tampouco que sua estratégia de crescimento está equivocada, mas me pergunto se todos os seus colaboradores conhecem os objetivos e metas desta empresa e principalmente se os mesmos direcionam os seus esforços para atingirem os resultados tornando a empresa cada vez mais competitiva neste cenário acirrado.

Saindo deste cenário amplo e trazendo para nossa realidade. Se você trabalha em uma empresa ou departamento e não tem claro quais são os indicadores e metas que devem nortear o seu trabalho, saiba que você pode estar trabalhando muito e seguindo um caminho oposto ao da companhia.

Dentro desta linha de raciocínio, ser um profissional que faz a diferença no meio em que está inserido é ter a capacidade de trabalhar alinhado com a estratégia da empresa, com indicadores definidos e regularmente monitorados e, metas mensurando e direcionando os esforços para soluções dos desafios de maneira estruturada e consistente.

Ser este profissional é ter a certeza de trabalhar de acordo com os objetivos do meio em que você está inserido, gerar e apoiar a sua empresa a ter melhores resultados tornando-a mais competitiva e atraente para o mercado.

Lembre-se: "Para quem não sabe para onde deve ir, qualquer caminho serve" - Charles Lutwidge Dodgson

Renato Jacober é gerente de Projetos da OThink. Tem experiência em gerenciamento de projetos com foco em melhoria de processos, redução de gastos e melhoria de desempenho financeiro, logístico e operacional.

Fonte: www.administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário