O sucesso das empresas e de qualquer profissional independentemente de seu cargo e nível, seja na esfera do trabalho, familiar e dos relacionamentos depende exclusivamente da forma como está é conduzida.
Quanto mais alinhada aos propósitos, mais conquistas e realizações são experimentadas.
É visível nas organizações onde a comunicação flui de forma continua, metódica, transparente e principalmente atualizada, os funcionários falarem a mesma língua, as pessoas se conhecerem melhor e os processos de trabalho estarem interligados de modo que os resultados são potencializados. Exemplo disso, são as empresas eleitas anualmente como as melhores empresas para se trabalhar. Observa-se que o processo de comunicação tem destaque seletivo entre os funcionários. Todos os funcionários conhecem suas responsabilidades e estão alinhados com os propósitos da empresa.
Para que este nível seja alcançado efetivamente é necessário alinhar os objetivos da empresa ao discurso e o discurso as atitudes. As empresas antes de tudo, devem estabelecer seus objetivos e cuidarem para que estes sejam entendidos e praticados por todos os funcionários a começar pela alta direção, passando pelos níveis táticos e finalmente funcionários do plano operacional. A comunicação deve ser trabalhada em todos os níveis indistintamente. Aqui vale uma ressalva: "Os lideres devem acreditar fielmente no que falam e praticam, portanto, acreditarem nos objetivos de sua empresa". O exemplo com atitudes tem um poder modelador.
Não raras vezes é comum se deparar com situações onde o discurso e as atitudes da alta direção e lideranças estão tão distantes do que se pratica e fala no restante da empresa. É muito mais comum do que se pensa, encontrar práticas de gestão de pessoal, de recursos financeiros, de normas, de métodos de trabalho e principalmente condutas, desconexas do todo, do macro, sem planejamento e visando resultados diferentes dos objetivos organizacionais. Resultado de tudo isso é o desencontro de idéias, custos absurdos, orçamentos estourados, metas não alcançadas, pessoal desmotivado e indicadores de desempenho abaixo do esperado.
Nesta linha a de se entender que não existem planos, ações, praticas, procedimentos, programas, entre outros assuntos internos, de alta performance sem um programa de comunicação sistêmico, leve, democrático e sob medida dando o devido suporte.
O processo de comunicação deve promover os objetivos da empresa, as prioridades que devem ser planejadas e seguidas e as responsabilidades de todos os envolvidos. Então gestor não desperdice recursos e acredite; a comunicação pode fazer maravilhas em sua gestão e pode ser uma das vias principais que o levarão ao sucesso.
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