quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Recursos Humanos

Nos últimos anos as mudanças estão se tornando mais profundas no ambiente econômico e mercadológico. Essas mudanças afetam profundamente todas as empresas independentemente do seu porte, as relações entre trabalhadores e empresa, ao processo de produção, ao treinamento e capacitação profissional, as relações pessoais, aos métodos de recompensa e aos padrões educacionais e as habilidades exigidas dos colaboradores.
Por esses motivos e tantos outros que se difundem diariamente nesse mundo globalizado o papel do RH esta mudando, não é mais uma tarefa simples de contratação e dispensa de funcionários, hoje já se trabalha com ênfase no fortalecimento dos lideres como gestores de pessoas, e isso tem contribuído muito,cada vez mais, para uma relação saudável com destaque ao respeito humano e o profissionalismo de todos os colaboradores em toda cadeia hierárquica.
"Esse é o conceito de gestão de pessoas. Em vez de atividades operacionais, a área tem conquistado cada vez mais uma visão estratégica, tornando-se responsável pela adoção de políticas que têm como objetivo o crescimento dos negócios da empresa".

A valorização do capital intelectual nas empresas, também é a principal razão dessa boa expectativa para o futuro. "No mundo competitivo de hoje, o sucesso dos negócios não depende apenas de preços baixos, produtos de qualidade e entregas pontuais. Esses atributos, que eram tidos como vantagens competitivas anteriormente, agora são apenas pré-requisitos para a empresa permanecer no mercado."
Assim, as regras da competitividade estão interligas a capacidade de aproveitar ao máximo as competências dos empregados para enfrentar a concorrência do mercado globalizado. "E as maiores oportunidades são para profissionais que procuram manter-se atualizados por meio de uma educação continuada".
Nos dias de hoje, mais do que nunca, fica evidente que investir nos próprios colaboradores é a melhor opção para conquistar uma fatia maior no mercado, ou simplesmente garantir a posição já conquistada, e o endomarketing abre um amplo campo de oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

Nesse sentido, o sucesso das organizações está ligado, mais do que nunca, a fatores que vão muito além da manutenção de uma pratica gerencial tradicional que enfatiza uma simples "logística" de pessoal, cujos gestores apresentam unidades ou departamentos de cunho administrativo caracterizados por forte burocratização e escassa capacidade de inovação. As empresas precisam operar de forma integrada, utilizando de forma eficazmente recursos tanto materiais quanto humanos, a fim de responderem com agilidade e eficiência às rápidas mudanças que ocorrem no macro-ambiente.
Um estudo realizado em 1991 acerca da perda da produtividade da indústria norte-americana, é mais produtivo ter uma força de trabalho que coopera sem uma tecnologia muito sofisticada do que possuir as ultimas ferramentas tecnológicas e um pessoal desmotivado.

Em decorrência disto, muitas tem sido as ações no sentido de repensar os modelos organizacionais e torna-los orientados para a valorização do ser humano.

Nessa linha de raciocínio, o endomarketing, ou marketing interno, surge como uma ferramenta complementar estratégica que, junto à gestão de recursos humanos, visa proporcionar a integração dos trabalhadores aos objetivos da organização. O endomarketing funciona como um processo "holístico de gerenciamento, que visa integrar as múltiplas funções da organização de duas formas: primeiro, assegurando que os empregados de todos os níveis da organização participem ativamente no contexto de um ambiente que se volta para a preocupação com o cliente; segundo, assegurando que todos os envolvidos sejam preparados e estejam suficientemente motivados para atuar de forma orientada na prestação de serviços."
Objetivo Geral

- Levantar em todas as áreas da empresa as necessidades de profissionais capacitados na execução das tarefas exigidas por setor;
- Levantar junto aos colaboradores o grau de satisfação, entendimento, comprometimento, envolvimento e opiniões sobre os procedimentos e normas praticados na empresa, bem como as expectativas de crescimento e realização pessoal e profissional na empresa;
- Desenvolver programas de motivação e capacitação dos profissionais contratados e implantação de novos métodos de avaliação e contratação de novos colaboradores. 
Objetivos Específicos

- Analisar e interpretar criticamente esses resultados, informando-os à direção da empresa e aos próprios participantes, através de relatórios e reuniões;
- Sugerir melhorias nos aspectos considerados pelos participantes da pesquisa como mais "fracos";
- Sugerir reforço nos aspectos considerados "fortes" pelos participantes;
- Implantar avaliações constantes para futuras indicações a promoções e premiações por desempenho.

Planejamento de Desenvolvimento

- Preparação dos instrumentos de pesquisa;
- Definição da metodologia de aplicação;
- Reunião de apresentação com direção e com os setores envolvidos na avaliação;
- Acompanhamento da aplicação do formulário;
- Entrevistas com os colaboradores;
- Centralização das informações;
- Digitação e conferência;
- Emissão dos relatórios;
- Análises e interpretações;
- Cruzamentos das respostas;
- Destaques de pontos fortes e fracos;
- Apresentação dos resultados a diretoria e aos colaboradores;
- Relatórios conclusivos das avaliações;
- Desenvolvimento de metodologias a serem aplicadas;
- Apresentação e aprovação das metodologias por setores;
- Implantação e coordenação das metodologias;
- Avaliações e ajustes caso a caso;
- Reuniões de apresentação dos resultados obtidos.
Conclusão

Treinamentos e capacitações regulares diminuem a rotatividade e os custos operacionais de qualquer atividade profissional, eleva a qualidade na finalização dos trabalhos apresentados aos clientes, gerando assim a sua satisfação e recomendação a outros. E o final disso e um lucro maior da empresa.
É também muito importante manter os funcionários informados sobre os resultados e conquistas que a empresa está obtendo, pois eles fazem parte da empresa, e ficam orgulhosos com esse reconhecimento da direção elevando a auto-estima de todos, isso é um fator motivacional muito importante para o desenvolvimento das futuras atividades, e torna o ambiente de trabalho mais harmônico, favorável, positivo e satisfatório.

A empresa tem que tem que passar aos seus clientes internos a mesma imagem que passa para os externos, ou seja:

Credibilidade;
Reconhecimento profissional;
Qualidade de vida;
Organização;
Ótima relação pessoal;
Qualidade nos serviços prestados;
Clareza nas relações com a liderança e diretoria;
Bom ambiente de trabalho;
Compromisso, ética e respeito com todos;
Participação nas questões profissionais;
Estabilidade profissional;

Nenhum comentário:

Postar um comentário