sexta-feira, 13 de agosto de 2010

As empresas brasileiras são as que mais utilizam sites e redes sociais na hora de contratar

As empresas brasileiras são as que mais utilizam sites e redes sociais na hora de contratar seus profissionais.
No Brasil, 21% das empresas afirmaram que recorrem aos sites de relacionamento no processo seletivo. Na Espanha, o segundo colocado, o percentual cai para 18%. Em seguida aparecem Itália e Holanda, com 13% cada. Já em países como Bélgica e República Tcheca, o uso das redes sociais no recrutamento é baixo, 5% e 1%, respectivamente.
"Hoje, é cada vez mais comum que as empresas façam esse tipo de pesquisa. No Brasil são beneficiados pelo crescente número de pessoas que utilizam essas ferramentas.
No Brasil estão 20,5% dos twitteiros do planeta. Por isso, é importante que os brasileiros tomem cada vez mais cuidado com o conteúdo que é postado nessas redes. Ingressar em comunidades que não são bem vistas ou fazer comentários pejorativos podem eliminar as chances de conseguir um novo emprego.
"Se o contratante percebe que as informações ou fotos postadas pelo candidato o desqualificam, isso pode gerar insegurança e a necessidade de busca por novas referências ou, até mesmo, por um novo candidato". Apesar do uso dessa tecnologia nos processos de seleção, a indicação ainda é o método mais utilizado para contratar no Brasil, com 60% da preferência. Em seguida, está o recrutamento por meio de anúncios de vagas em jornais, com 29%.
O uso adequado das mídias
Ter um perfil no Twitter, Facebook ou LinkedIn pode ser uma ferramenta eficaz para conhecer pessoas de interesses em comum, estabelecer uma rede de relacionamento para manter contato com profissionais da mesma área ou com outras empresas e até mesmo para apresentar e divulgar seus trabalhos.
"As redes de relacionamento estão se tornando cada vez mais a chave de sucesso na carreira de alguns profissionais e, também, podem ser a porta de entrada para o mercado de trabalho".
"Recentemente, a grande descoberta dos candidatos a uma vaga no mercado de trabalho foram as redes de relacionamento e mídias sociais", entretanto, que a ação de expor um conteúdo na internet demanda análise e cuidado, tanto com o teor das informações como na forma, gramática e apresentação, para que seja realmente efetivo.
A diversão que virou trabalho
O Brasil é o pais líder em audiência nas mídias sociais e não é somente para o uso pessoal. Redes como Facebook, Twitter e Orkut estão presentes em 70% das empresas brasileiras.
E quem gosta de passar horas nos sites de relacionamento já pode fazer da diversão uma profissão. Com o crescimento da utilização dessas ferramentas, 55% das empresas têm recorrido a um profissional para cuidar exclusivamente dessas mídias.

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