Há cerca de uns cinco anos, ao visitar uma empresa cliente, enquanto aguardava na recepção chamou-me a atenção um enorme quadro de avisos da área de Recursos Humanos. “Paixão pelo que se faz!”. Levantei-me e fui ler de perto a mensagem. Confesso que até aquele momento nunca tinha ouvido no mundo corporativo a expressão mencionada. Achei a mensagem inovadora, criativa e interativa! Paixão pelo que se faz era uma das Competências Essenciais (Core Competences) daquela empresa. Paixão relaciona-se com felicidade e equilíbrio e está além da simples motivação, pois lida com as emoções do coração e o constante desejo de superação e aperfeiçoamento.
Em tempos de carnaval, vamos analisar um grupo que trabalha essencialmente em equipe e tem paixão pelo que faz: as Escolas de Samba! O pessoal das Escolas de Samba, além de seus empregos formais, ao final da jornada de trabalho sempre dão um jeito de dar uma passadinha na escola e verificar onde podem ajudar, onde podem atuar, onde podem melhorar alguma coisa. Existe a busca permanente pela cultura da alta performance.
Trazendo o dicionário corporativo às Escolas de Samba, estão presentes a superação de desafios e obstáculos, a capacidade de realização, a gestão de conflitos, os processos de integração e comunicação, a administração do tempo, o planejamento, a criatividade e a inovação, o desenvolvimento de equipes, a orientação para resultados e o compromisso com os clientes internos e externos (público). Entendendo uma Escola de Samba como se fosse nossa empresa, vamos transformar sua estrutura em Competências Essenciais:
Competência Comissão de Frente: representa a exposição da nossa empresa aos clientes externos. Nossa união, simpatia e profissionalismo transmitem a boa imagem da empresa e refletem a confiança e a credibilidade em nossos produtos e serviços. Somos tão bons ou melhores que nossos concorrentes!
Competência Fantasia: indica nosso potencial, entusiasmo e a vontade de fazer da nossa empresa um exemplo de crescimento sustentável, ousado e criativo.
Competência Evolução: representa nossa manifestação de lidar e interagir com o cliente externo e fazer com que ele se encante por nossos produtos e serviços. Os funcionários estão compromissados com os resultados da empresa. Significa a empresa em ação e em constante movimento.
Competência Mestre Sala e Porta Bandeira: representam nossos gestores quando lideram com confiança e responsabilidade. Quando são presentes e atuantes, conseguem legitimar a credibilidade e o respeito perante os funcionários e torná-los fiéis seguidores.
Fonte:Portal o gerente.
segunda-feira, 1 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário