quinta-feira, 21 de junho de 2012

5 atitudes para evitar durante uma dinâmica de grupo


Especialistas mostram quais os erros mais comuns durante esta fase de um processo de seleção e como driblá-los





São Paulo – Você cadastrou seu currículo, passou pela prova online e agora tem de enfrentar a dinâmica de grupo para conseguir aquele estágio ou emprego. Muita gente fica com frio na barriga só de pensar nas perguntas que vai ter de responder, nas atividades que os recrutadores propõem ou no fato de que terá de competir pela atenção.
Mas como encarar tudo isso sem cair em erros crassos? Especialistas listam os deslizes mais comuns durante as dinâmicas de grupo.

Não use roupas muito chamativas

Você quer ser lembrado pelo que pensa e fala ou pelo tamanho do seu decote? Eline Kullock, presidente do Grupo Foco, diz que a pessoa não precisa necessariamente vestir uma roupa social (tudo depende da cultura da empresa), mas decotes, saias curtas, roupas muito justas e joias exageradas devem ser evitadas. “Vá com algo confortável, que permita movimentos”, sugere.

Não exagere nas gírias e informalidade

Na hora da entrevista em grupo, o ideal é minimizar o uso de gírias e palavrões. “Tome cuidado com as gírias, o entrevistador pode não entender o que você quis dizer”, diz Eline. A headhunter Manoela Costa, da Page Talent, concorda: “Não adianta fingir ser algo que você não é, mas não dá para esquecer que esse é um ambiente mais formal”.

Não esteja desatento

Para Manoela, uma das piores gafes em dinâmicas de grupo é dar qualquer sinal de que você não está interessado. E ela enumera: “Atender o telefone, mexer no celular, nas unhas, olhar para o lado. Tudo isso mostra que o candidato não está com a atenção dele no processo”.

A especialista ainda aconselha as pessoas a se preparar para as dinâmicas avaliando seus pontos fortes, fazendo um levantamento do que pode contribuir para a empresa e tomando consciência dos seus pontos fracos.

Não seja “fominha”...

Tudo bem que o tempo da dinâmica é o que você tem para mostrar para o recrutador quem é, mas não vale monopolizar a conversa. “Tem mais pessoas naquela sala e o entrevistador quer saber se você tem espírito de equipe. Por isso, perceba o ambiente antes de falar. E não interrompa as pessoas constantemente”, explica Eline.

...mas também não entre mudo e saia calado

“Você tem que se fazer conhecido, notado. Então, não deixe de dar suas opiniões sobre o que está sendo discutido”, diz Manoela. Para as especialistas, é importante que você se posicione e saiba enfrentar as situações propostas numa dinâmica. “Há vagas para pessoas introvertidas. Ser tímido não é o problema. Mas você tem de fazer com que o recrutador te conheça”, completa Manoela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário