Não deixe que o comportamento comprometa sua trajetória de sucesso na empresa
São Paulo - Ser aprovado no programa de trainee não é o mais difícil. O complicado é não deixar que essa conquista suba à cabeça. Os comportamentos abaixo podem comprometer uma trajetória de sucesso na empresa.
"Sou eu quem manda"
Alguns trainees acreditam que o programa é apenas uma formalidade antes de assumir um posto gerencial. Por isso, pecam pelo excesso de autoridade. Não caia nessa e lembre-se: o fato de estar mais próximo dos líderes da empresa não significa que você já é um deles!
Tom Hipercrítico
Em vez de colaborar com os projetos e sugerir soluções, o trainee se coloca na posição de criticar o trabalho realizado, sem conhecer o histórico dos antigos colaboradores. Erro grave.
Autopromoção
Alardear o contato que tem com a diretoria pode ser encarado pelos colegas como uma forma de autopromoção. Evite a gafe.
Falta de Envolvimento
Por saber de antemão qual será sua área de trabalho após o programa, alguns trainees não demonstram interesse pelas atividades desenvolvidas em outros departamentos nos quais atuam durante o rodízio. Essa atitude compromete o networking, já que futuramente o profissional pode precisar interagir com essas áreas.
Domínio Tecnológico
Elaborar blogs, gravar vídeos (que depois serão postados no YouTube) e administrar a linha de produção de uma fábrica por meio de jogos virtuais são ferramentas que fazem parte do arroz com feijão dos processos seletivos. Entrevistas via Skype, em português e inglês, são bastante comuns.
Alguns jovens trainees têm dificuldade de lidar com a frustração ao ver seus projetos ou ideias criticados. Receba o feedback com tranquilidade e diga que vai melhorar em uma próxima vez.
Miopia
O trainee pode chegar à empresa com um foco específico de interesse e não enxergar outras oportunidades e possibilidades de carreira. Abra o olho. Áreas menos cobiçadas e com menos glamour podem impulsionar o seu crescimento na companhia.
Inversão de Prioridades
O desejo de ascensão acelerada faz com que o trainee queira realizar os trabalhos dentro da sua própria escala de prioridades. É preciso entender as prioridades da empresa, das áreas e das pessoas.
Falta de Iniciativa
O trainee não se esforça para interagir e colaborar nos departamentos por onde passa. Seja flexível e demonstre iniciativa e espírito de equipe.
Atitude de Aprendiz
Tem trainee que após entrar na empresa abandona a atitude de aprendiz, um dos diferenciais que o fez chegar até ali. Não perca seu interesse pelo novo.
Fonte: Revista Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário