Chamado Horizontes Trilhas, oferece apoio gratuito, por meio de atendimento e capacitação, aos jovens que voltam à liberdade após cumprir medidas socioeducativas
A entidade sem fins lucrativos Associação Horizontes criou, com o intuito de auxiliar jovens que cumpriram medidas socioeducativas a encontrar um emprego, o projeto Horizontes Trilhas.
O objetivo do projeto é oferecer apoio a esses adolescentes, ajudando-os a se organizar, desde a obtenção de documentos, confecção de currículo, qualificação complementar e atendimento psicossocial, assegurando-lhes, ainda, orientação profissional para que busquem sua inserção no mundo do trabalho. São também oferecidas oficinas de capacitação com temas como Cidadania, Mundo do Trabalho e Empregabilidade. Todos os serviços e as atividades são gratuitos para os adolescentes, que ainda recebem uma ajuda de custo para o transporte.
"Identificamos que, após o cumprimento das medidas, muitos jovens não encontram apoio e acolhimento suficientes para construir outro projeto de vida e acabam retornando ao mesmo ambiente e condições de antes. Com o Horizontes Trilhas, a entidade está empenhada em romper o perverso círculo vicioso 'ato infracional, medida socioeducativa, ato infracional, até o encarceramento no sistema prisional'", afirma Taciane Conti, presidente da Associação Horizontes.
Para a presidente, o projeto é apenas o início de uma nova perspectiva na história desses adolescentes. "Esperamos também provocar uma mudança de comportamento dos adolescentes, para que compreendam seu papel enquanto cidadãos e busquem atuar na melhoria das condições de vida da sua comunidade", finaliza.
O adolescente pode procurar a sede da Associação (Travessa Calado, n.º 9, Liberdade - SP) para obter ajuda em sua qualificação profissional ou inserção profissional após cumprir sua medida. Para isso, basta entrar em contato pelo telefone (11) 3337-1602 ou pelo email trilhas@ah.org.br e agendar um horário para o primeiro atendimento presencial. O horário de funcionamento é de 2ªf a 6ªf, das 9h às 18h.
As empresas interessadas em se tornar parceiras desse projeto, seja por meio de investimentos financeiros ou oferecendo oportunidades de emprego a esses jovens, podem também procurar a Associação pelos mesmos contatos.
Fonte: Administradores