Visitar o perfil dos candidatos nas redes sociais vai ficar mais fácil para os recrutadores. O Canal Rh acaba de firmar parceria com a startup Social Figures para comercializar o software Social Highlight, que automatiza e confere mais objetividade e transparência a essa prática. A ferramenta, única do tipo no mundo, segundo a empresa, recolhe informações do perfil dos candidatos e, a partir disso, oferece um laudo detalhado com análise de psicólogos. “O objetivo é tornar todo esse processo mais profissional”, diz Thiago Contri, fundador e diretor de Novos Negócios da Social Figures, empresa que desenvolveu a plataforma. O uso do Social Highlight, que pode ser adquirido aqui, é seguro e fácil. Além disso, o leitor on line do Canal Rh tem 10% de desconto na compra.
A empresa recrutadora encaminha, por meio da ferramenta, os nomes dos candidatos que deseja avaliar. O sistema, primeiramente, pedirá autorização aos candidatos para acessar seus dados no Facebook, Twitter e/ou LinkedIn. Recebendo a permissão, a ferramenta informa o candidato sobre a natureza da análise, incluindo um termo de confidencialidade, e a adesão é opcional. “Caso não autorize, o candidato não terá sua página analisada”, diz Contri.
Autorizada a coleta das informações, o software fará uma pré-avaliação de cada perfil, tentando localizar dentre todas as mensagens coletadas palavras-chave relacionadas à vaga em questão. Essas palavras-chave são definidas pelo recrutador. Vencida essa etapa, um especialista de RH avaliará detalhadamente o perfil do candidato com base em 15 indicadores, tais como fluência em idiomas, interação social, uso de linguagem culta ou informal e padrão otimista ou pessimista. “Se o candidato compartilha artigos e escreve mensagens em inglês, por exemplo, será considerado que ele tem conhecimento e interesse no idioma”, afirma Contri.
O executivo explica que a Social Highlight não faz juízo de valor do candidato, apenas aponta as suas características. “Nosso objetivo é dar subsídio para que o RH das empresas escolha o candidato que mais se adeque à vaga e à filosofia da companhia”, afirma. O candidato também tem a ganhar com essa ferramenta. “Ele não correrá o risco de ser contratado por uma empresa que tenha políticas e visões de mundo que não se enquadrem com as dele, diminuindo, assim, a chance de ele se decepcionar com a nova oportunidade”, diz.
Mais informações sobre o Social Highlight podem ser encontradas aqui mesmo no Canal Rh.
Tendência
Para colher um volume maior de informações e checar se elas batem com as dadas durante a entrevista ou se correspondem exatamente ao que está escrito no currículo, os recrutadores estão utilizando cada vez mais as redes sociais pessoais, como Facebook e Twitter. O acesso ao perfil do candidato nessas redes costuma ocorrer num segundo momento do processo de seleção, depois de já visitado o LinkedIn.
Segundo pesquisa da Jobvite, empresa de recrutamento norte-americana, um em cada cinco recrutadores que utilizam as redes para encontrar talentos acessa o perfil social do candidato ao contratar nos Estados Unidos. No Brasil, segundo especialistas, essa tendência se mantém. “A visita dos recrutadores às redes sociais dos candidatos vem aumentando”, diz Mário Custódio, gerente da Divisão de RH da Robert Half.
As empresas, em geral, costumam acessar o perfil dos candidatos sem o conhecimento deles. “Esse acesso é muitas vezes feito de forma amadora: o recrutador procura o perfil do candidato e observa as informações que estão abertas ao público. Algumas empresas, por outro lado, adicionam o candidato para ter acesso total ao perfil”, diz Thiago Contri, da Social Figures.
A Social Highlight foi lançada de olho nessa tendência do mercado e promete mudar a forma de os recrutadores visitarem as redes sociais dos candidatos. Veja mais aqui.
Fonte: Canal RH
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