sexta-feira, 13 de abril de 2012

Mas, afinal, quem pode ser um coach?


O coaching é uma nova profissão, que tem o diferencial de oferecer ferramentas que agregam e potencializam outras carreiras

Empresários, líderes, técnicos desportistas, profissionais liberais, vendedores, consultores, psicólogos, profissionais de Recursos Humanos, entre outros,estão buscando no Coaching uma forma de dar um upgradeem suas carreiras.

O significado do Coaching é muito amplo, porém podemos definir coaching como um processo acelerador de desenvolvimento, baseado num mix de diversas ciênciascomo a: psicologia, administração, sociologia, por exemplo, e que tem como objetivo despertar e desenvolver o potencial de cada Ser Humano, enquanto pessoa ou profissional, para que este alcance os resultados; metas e objetivos que por hora considera distante.

"Todos os profissionaispodem se beneficiar com o Coaching, e tornarem-seCoaches também", afirma o presidente do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC, o Master Coach Trainer José Roberto Marques. O especialista ressalta ainda que a processo não colabora apenas com o lado profissional do cliente, mas também no âmbito pessoal, pois esse dois aspectosdevem caminhar juntos na busca pelos resultados desejados.

O Coaching é uma nova profissão, que tem o diferencial de oferecer ferramentas que agregam e potencializam outras carreiras, pois trabalha, entre muitos aspectos, no desenvolvimento de novas habilidades e capacidades do profissional. Por exemplo, você pode ser um advogado Coach, um jornalista Coach, um professor Coach, enfim. O profissional terá um plusa mais em sua carreira, um diferencial.

O processo, que também usa ferramentas da PNL - Programação Neurolinguística,visa a aceleração de resultados desejados, alinhamento da vida pessoal com a profissional, desenvolvimento de habilidades e capacidades, trabalha na eliminação de crenças limitantes,na definição da missão de vida e dos valores e, especialmente os pontos de melhoria do cliente. O Coach é um profissional com: autoconhecimento, autoconfiança, motivador, excelente comunicador, flexível, com uma visão mais ampla. E com suas habilidades desenvolvidas, pois o processo respeita cada ser humano, como um indivíduo único.

Ao fazer uma formação para seguir a carreira de Coach, este profissional está devidamente habilitado a atuar com pessoas e empresas. "No ambiente profissional, o coach conquistará uma comunicação mais efetiva, levará sua equipe a alinhar suas ações com a cultura organizacional, como também trabalhará no equilíbrio entre os objetivos profissionais e pessoais dos colaboradores, em busca dealtorendimento, e resultados positivos para a organização e para as pessoas que a compõem. Na vida pessoal terá um melhor relacionamento com as pessoas que o cercam (família, amigos, cônjuges, por exemplo), pois com o coaching as mudanças são sentidas forma sistêmica", ressalta José Roberto. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário