quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Como utilizar da melhor maneira as redes sociais para fins Corporativos

Somente em setembro de 2009, segundo pesquisa do Ibope Nielsen Online, 59 milhões de pessoas utilizaram comunidades e ferramentas de mensagens instantâneas no Brasil. As empresas utilizam essas ferramentas para aumentar sua exposição, medir sua aceitação perante o mercado onde estão inseridas, para obter feedback diário e imediato de suas ações e com isso contornar, ou até mesmo evitar, possíveis crises. E também para mapeamento de tendências e comportamentos dos consumidores. Para Ivan Witt, head hunter e sócio da Steer Recursos Humanos, empresa especializada em seleção para cargos de alta qualificação e aconselhamento profissional, cuidados devem ser tomados dentro do espaço virtual. Afinal, nele estão presentes não só amigos e familiares como gestores, chefes, políticos, jornalistas, colegas de trabalho, e todas as vertentes pessoais e profissionais que fazem parte da vida dos internautas. Vejam então, os cuidados a serem tomados ao utilizar essas ferramentas:

1. Critério na hora de repassar informações

Um dos muitos benefícios que a internet proporciona é a facilidade para reprodução de conteúdos. As informações devem ser verificadas e a fonte deve ter credibilidade. Nem tudo que está disponível na rede é verdade. “Repassar uma informação mentirosa não tira só a credibilidade de quem assina o texto como também de quem o manda.”

2. Falar dos colegas, chefes ou da empresa, nem pensar. Você será mal visto e chamado de no mínimo, de fofoqueiro.

Algumas postagens podem ser bastante prejudiciais para sua carreira, por isso pense muito antes de fazê-las, mesmo que seja feita no seu Twitter pessoal e que ele esteja bloqueado. “A rede está ao alcance de todos. Seu amigo também tem amigos e num piscar de olhos seu comentário restrito vaza. Além de ser antiético não fica nada bem para o relacionamento no ambiente de trabalho”, explica o head hunter.

3. Cuidado extra para quem ocupa uma posição de destaque.

Declarações feitas por profissionais em posições de destaque, mesmo que em suas páginas pessoais, inevitavelmente serão alvos de críticas e especulações pelos leitores. “É impossível controlar o desdobramento da informação uma vez que ela se torna pública, principalmente se a fonte da mesma é o protagonista da ação”, diz Ivan.

4. Não emitir opinião pessoal no perfil corporativo.

Funcionários não podem emitir opiniões pessoais quando utilizarem as redes empresariais, mesmo que sua função seja alimentar esses espaços. “Isso pode ser causa de demissão por justa causa”.

5. Imagine-se dando uma entrevista ao vivo.

Uma regra fácil é imaginar-se dando uma entrevista ao vivo para um grande público. Seja coerente, não invente nem tripudie. "A informação que você publica fica para sempre atrelada a você” finaliza Ivan.

Fonte: http://www.rhcentral.com.br/howto/howto.asp?cod_howto=374

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