quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Apagão de mão de obra impulsiona busca por aposentados


Em tempos de escassez de talentos, até os profissionais veteranos são assediados pelas empresas. Um levantamento realizado pela consultoria VAGAS Tecnologia (detentora do site vagas.com) revelou que os brasileiros mais experientes estão recebendo ofertas para retornar ao mercado de trabalho.

De acordo com o estudo, 36% dos aposentados inativos receberam pelo menos uma proposta nos últimos três meses, e dos 47% de aposentados ativos declarados, 80% pretendem trocar de emprego.

Para Fernanda Diez, gerente de relacionamento da VAGAS Tecnologia, esse é um fenômeno novo no País. “A população da terceira idade continua sendo muito requisitada por sua experiência e qualificação. Com a escassez de profissionais, tem se tornado mais frequente a busca por um trabalhador com esse perfil”, diz a executiva.

Planos e pretensões

Dos 476 participantes da pesquisa (com idade média de 68 anos, pertencente à classe média e bacharelado completo), 82% se declararam aposentados. Destes, 47% continuam trabalhando, 48% estão sem emprego (aposentados inativos) e apenas 5% não pretendem voltar mais ao mercado.




Outro dado do levantamento mostra que os aposentados preferem trabalhar em áreas que acumularam experiência. Para 86%, há o desejo de permanecer na mesma área ou retornar a um antigo setor em que sempre trabalhou. Há ainda 14% que querem ter a oportunidade de colaborar em uma nova área. “Eles são movidos a desafios, seja para colaborar com seu expertise ou até mesmo agregar experiência em novos projetos”, completa Fernanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário