terça-feira, 2 de outubro de 2012

Metade dos cargos executivos recebeu valorização salarial em 2012


Remuneração dos profissionais de RH também segue em alta. Salário do gerente de recrutamento e seleção saltou de 16 000 para 20 000 reais


Uma análise conduzida pela consultoria Michael Page mostra que os salários de 52% dos 29 principais cargos executivos do mercado brasileiros estão ainda mais valorizados na comparação com 2011.

Mesmo diante de um cenário econômico menos favorável que o do ano passado - por conta da crise econômica mundial - os profissionais brasileiros seguem valorizados, conforme observa Paulo Pontes, presidente da Michael Page no Brasil. “Em algumas posições, devido à dificuldade de se encontrar mão de obra, os aumentos foram agressivos, quando levando em conta o cenário atual. Isso mostra que a busca por bons profissionais nem sempre acompanha a mesma dinâmica da economia”, diz o executivo.

As empresas não contiveram gastos na remuneração dos diretores comerciais, pois esses executivos receberam aumentos de 42% em relação ao ano passado. De acordo com a pesquisa, um volume considerável de startups, especialmente nas áreas de internet e tecnologia, também acabou inflacionando o salário desses profissionais.

Os executivos de recursos humanos também estão em alta, já que a remuneração do gerente de recrutamento e seleção saltou de 16 000 para 20 000 reais (aumento de 25%). Um crescimento menor, porém notável, foi observado no salário do gerente de desenvolvimento organizacional, que subiu de 22 000 para 24 000 reais.

Para a Michael Page, esse upgrade no RH demonstra que as empresas seguem na tendência de enxergar potencial de aumento de receita por meio da boa gestão de pessoas. “Recrutar, motivar, treinar e reter são qualidades muito valorizadas pelo mercado. O estudo nos permite concluir que profissionais de RH nunca estiveram tão valorizados”, analisa Paulo Pontes.

Ainda de acordo com o estudo, o setor de construção foi outro que não sentiu os efeitos da crise pelo prisma da remuneração. O destaque fica para a posição de diretor de novos negócios, executivo que em 2011 ganhava, em média, 32 000 reais, e em 2012 passou a receber 36 000 – um aumento de 31%.

Quem também está mais valorizado é o diretor tributário, cujo salário aumentou 20%. O motivo, segundo a Michael Page, além da alta demanda, é a falta de profissionais que reúnam formação técnica apurada com visão de negócios e, especialmente, fluência no inglês.

Confira a lista de outros cargos que tiveram os melhores reajustessalariais e a porcentagem de aumento, na comparação 2012-2011:

ENGENHARIA E INDÚSTRIA

Gerente de SSMA - 6%

Gerente de manutenção- 6%

SEGUROS

Gerente comercial – 17%

Diretor de operações- 13%

JURÍDICO

Advogado sênior tributário- 8%

Gerente jurídico- 4%

VAREJO

Diretor de operações – 7%

VENDAS

Country manager – 9%

SUPPLY CHAIN PROCUREMENT

Gerente de planejamento de demanda ou produção- 5%

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Diretor de TI – 6%


Nenhum comentário:

Postar um comentário