segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Sua equipe está andando em círculos?

Equipes inteiras, juntamente com seus líderes, andando em círculos são comuns no nosso dia-a-dia. É fácil encontrar equipes com falta de foco, distraídas, sem comprometimento, com medo de ir a campo, que não dão valor a sua profissão e a seu produto, e que preferem dar ouvidos aos noticiários de crise. Enfim, essas equipes que "saem do nada e vão para lugar nenhum", palavras usadas pelo grande amigo e empresário Levi Dias, é o motivo de muitas empresas falirem ou andarem de mal a pior.
Certa vez, ao terminar de ministrar um curso de liderança e desenvolvimento de equipes, um gerente me chamou para uma conversa em particular. Ele nos últimos três anos já tinha investido metade do lucro que sua equipe produzia em treinamentos palestras e premiações, e não tinha obtido o resultado esperado. "Minha equipe está andando em círculos", foram suas palavras. "Faço inúmeros cursos de liderança, leio vários livros sobre o assunto, mas nada está adiantando".
Fiquei pensando nessa realidade e em como poder ajudar outros líderes a trabalharem com um problema que há não muito tempo encontrei em minha equipe também. Quero dividir com você agora os cinco princípios que usei e lhe assegurar que os resultados virão. Afinal, o resultado que obtive foi tão gratificante que os escrevi em um livro "Os 5 Princípios do Sucesso". Colocando esses passos em prática com minha equipe em três meses, com dois vendedores a menos, batemos todos os recordes de venda já registrados na empresa, triplicando o número de vendas fechadas em um mês. Acompanhe comigo:
1- comece com um objetivo em mente: Como sua equipe vai chegar se não sabe para onde quer ir? A maioria dos líderes peca em não deixar bem claro e ter certeza que seus liderados entenderam suas metas pessoais bem como a meta geral da equipe, e por definir datas que são possíveis para o alcance das metas.
2- saber como conquistar este objetivo: Só saber para onde quer ir não adianta, se não saber como se vai, quais as ferramentas se têm e se pode usar para alcançar, bem como qual a parcela de responsabilidade de cada um para isso.
3- começar a agir hoje: Sua equipe agora já sabe a meta geral e individual, sabe como alcançar. Agora sim é arregaçar as mangas e ir atrás, pois quem não cresce, apodrece.
4- desenvolva uma acuidade sensorial: Aqui se conhece a competência de cada líder. Acuidade sensorial é ter um sensor de cuidado, ou seja, o líder estar atento e consciente para perceber se sua equipe está se aproximando ou se afastando do objetivo inicial.
5- flexibilidade: Aqui é que muitos líderes, juntamente com suas equipes, falham. Eles têm um objetivo, sabem como alcançar; ao agir, percebem que estão fazendo de forma errada, mas, continuam agindo. Ter flexibilidade é o líder perceber que sua equipe está se afastando de seu objetivo, parar, rever as atitudes e começar novamente. Afinal, errar é humano, mas permanecer no erro...
Alguns meses depois eu recebi um e-mail daquele gerente dizendo que os resultados foram fantásticos. Colega líder, não deixe sua equipe continuar andando em círculos. Reúna ainda essa semana seus liderados e coloque esses cinco princípios de uma equipe de sucesso em prática, e colha ainda este mês os resultados. Desejo a você tudo de bom e muito mais.

Texto: Jeremias Oberherr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário